quarta-feira, 15 de abril de 2009

Resumo de Aprendizagem [06/04 e 14/04]

Aplicação da primeira avaliação do semestre. Abordagem das leis do discurso (ou máximas conversacionais), analisando os princípios da cooperação, as dimensões da linguagem, as leis do discurso (pertinência, sinceridade, informatividade, exaustividade, modalidade), alem da teoria de preservação das faces positiva e negativas, com a exibição de vídeos-exemplo.

quarta-feira, 1 de abril de 2009

RESUMO - ILUSÕES PERDIDAS (HONORÉ DE BALZAC)

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOCentro de Artes e Comunicação Social
Departamento de Comunicação Social
Prof. Antônio Carlos Xavier
Discente: Flávia Bruna Ribeiro da Silva Braga
02.03.2009

RESENHA: AMIGOS, AMIGOS. IMPRENSA À PARTE.
BALZAC, Honoré de. A Comédia Humana. Estudo de costumes. Cenas da vida provinciana: Ilusões Perdidas. Tradução de Ivone Castilho Benedetti. Porto Alegre : L&PM, 2007. 628p.

Por muitos considerados o papa do romantismo francês, Honoré de Balzac não deixa a desejar em nada o título que lhe foi apregoado. Diferente de Dante Alighieri em seu ensaio sarcástico sobre a sociedade em A Divina Comédia, Balzac atrela-se aos escondidos e aos detalhes mais sujos da sociedade na qual viveu e extraiu as fontes necessárias para a sua obra prima: Ilusões Perdidas.
Lucien de Rubempré, personagem central da trama, é um poeta ambicioso que se rende aos prazeres parisienses e entra “de cabeça” na esfera jornalística, acreditando ser a profissão uma alavanca para o seu sucesso como escritor. Mas é aí que Balzac se destaca: diferente dos romanceiros típicos de sua época industrial, o autor relata uma trilha sofrida e iludida para o protagonista, sendo, assim, uma história que pretende ser um alerta para aqueles que sonham.
O título de Comédia para o livro de Alighieri tem um significado bom para os seus personagens que terminam no paraíso. Balzac, em sua comédia, distorce o sentido tradicional da palavra, num sarcasmo inteligente à consciência romântica de sua época.
Lucien, no enredo, vive uma onda de “vai-e-vem” entre a hipocrisia da alta sociedade e o sofrimento dos pobres de sua época. É através de uma paixão que o personagem ingressa na sedutora Paris e defronta-se com uma realidade na qual nunca tinha vivido. Impulsionado pelas novidades, o poeta vê-se sozinho e desamparado em sua sobrevivência na capital. Sendo-lhe o único talento a escrita, Lucien torna-se resenhista de livros. Balzac, com sua forma sutil e perspicaz, mostra a partir daí um jovem seduzido pela imprensa. O sucesso vem ao lado da imoralidade de seus artigos.
Não há dúvidas de que a estória de Ilusões Perdidas não terminou no século XIX. O autor, com sua incrível capacidade de relatar a comédia humana – sendo “comédia” aí um leve sinal de sua ironia sagaz – adaptou o enredo às diversas situações e épocas da sociedade. Podemos claramente colocar-nos no lugar de Lucien de Rubempré, viver suas angústias e deparar-nos com a censura e os interesses da mídia, assim como aqueles que não farão parte jornalismo, mas dele usem, têm nesta obra-prima uma cartilha de aprendizagem para a vida e para suas ilusões. Pessimismo ou implicância, a verdade é que a imprensa parece ter seguido fielmente as previsões da mídia como instrumento de interesse de Balzac, que o diga Paulo Coelho.

Resumo de Aprendizagem [AULAS 26/03 e 31/03]

Abordagem de exemplos para a resenha a ser entregue no dia 02/04, com ênfase no meio jornalistico de resenhas literárias. Estruturação de uma resenha com Introdução, desenvolvimento e conclusão e os aspectos necessários no texto. Abordagem das diferentes pespectivas de análise da lingua, entre elas, a dicotômica, a culturalista, a variacionista e a sociointeracionista.