sexta-feira, 27 de março de 2009

RESUMO - ORALIDADE E LETRAMENTO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO
CENTRO DE ARTES E COMUNICAÇÃO
DEPARTAMENTO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL
Língua Portuguesa III
Prof. Antônio Carlos Xavier
Discente: Flávia Bruna Ribeiro da Silva Braga

24.03.09

MARCUSHI, Luiz Antônio. ORALIDADE E LETRAMENTO. In: ______. Da fala para a escrita: atividades de retextualização. São Paulo : Cortez, 2001. Capítulo 1. P. 17-43.


RESUMO:
O capítulo conceitua, desmitifica e explicita as diversas formas de se encarar a escrita e a fala, a oralidade e o letramento, de acordo com as visões científicas da linguagem. Sendo a oralidade compreendida como os recursos sonoros usados na comunicação, na qual abarca a fala, e o letramento como a relação dos sujeitos com os recursos gráficos, nos quais inclui a escrita, a evolução histórica mostra-nos diferentes formas de relações entre o escrito e o falado. A perspectiva dicotômica, por exemplo, afirma que ambas as manifestações (oral e escrita) são pólos opostos da linguagem, diferente da visão culturalista que acredita serem as mudanças na sociedade o ponto crucial para a diferenciação das práticas. Já a perspectiva variacionista se aproxima mais do conceito defendido pelo autor, a sociointeracionista, acreditando aquela que são as variações e as regularidades das formas lingüísticas distintas que marcam as características da fala e da escrita, enquanto esta última baseia-se nas condições sociais, nos processos de formação de sentidos, nos fatos culturais, nos gêneros textuais, nos fenômenos cognitivos e no seu uso para a sociedade. Para o autor, portanto, o conceito de oralidade e escrita não podem ser resumidos a opostos, pois que são partes inerentes do mesmo sistema da língua.

Palavras-chave: Fala. Escrita. Oralidade. Letramento.

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